Vacinação contra a gripe: a importância da imunização

Febre amarela e o aumento dos casos no verão
9 de fevereiro de 2022
Meningite: alerta sobre o aumento no número de casos da doença
18 de abril de 2022
Febre amarela e o aumento dos casos no verão
9 de fevereiro de 2022
Meningite: alerta sobre o aumento no número de casos da doença
18 de abril de 2022

Vacinação contra a gripe: a importância da imunização

A campanha de inverno começará em breve e todas as pessoas devem se vacinar

Durante o inverno as doenças respiratórias são mais comuns, como a rinite alérgica, asma, sinusite, pneumonia e gripe. Isso acontece por conta da baixa umidade do ar e as mudanças bruscas de temperatura, além disso as pessoas costumam ficar mais tempo em ambientes fechados e com pouca ventilação, o que favorece o contágio de doenças respiratórias. 

No final de 2021 e começo de 2022 presenciamos um aumento significativo no número de casos de influenza em todo o Brasil, isso se deu, em grande parte, por conta da baixa adesão à vacinação contra a gripe durante as campanhas ao longo do ano. Além disso, a linhagem Darwin do vírus Influenza A (H3N2), que foi a cepa predominante da mais recente temporada de gripe, não estava incluída na composição das vacinas de 2021, mas já está nas novas vacinas de 2022, por isso é importante atualizar a vacinação mesmo você que tenha se imunizado o ano passado.

 A vacinação contra a gripe e a pneumonia reduz pela metade o número de mortes causadas pelas doenças na população idosa, além disso, reduz o risco de hospitalização. 

A pneumonia é uma doença respiratória infectocontagiosa. Os principais sintomas são: febre, tosse com catarro, dor no peito, calafrios e fraqueza. Em casos graves pode levar a internação do paciente, por isso é importante se prevenir e cuidar da sua saúde. A maneira mais eficaz de prevenção contra a pneumonia é por meio da vacinação e ela pode ser realizada a partir de 2 meses de idade até idosos.

Já a gripe é uma infecção viral que atinge a região do nariz, garganta, brônquios e pulmões, além de ser facilmente transmitida entre as pessoas. Os principais sintomas dessa doença são: febre, calafrios, dor de cabeça, tosse, espirros e nariz escorrendo. A vacina é indicada para crianças a partir dos 6 meses de idade até a fase adulta

Conte com a Imunizando para se prevenir, temos uma equipe pronta para lhe receber com toda segurança e higiene necessária para o momento. 

Entre em contato e saiba quais vacinas temos disponíveis para você e a sua família!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.