Herpes Zóster: um alerta para saúde

Vacinação infantil: fique de olho no calendário vacinal
21 de junho de 2022
Calendário de vacinação infantil
19 de agosto de 2022
Vacinação infantil: fique de olho no calendário vacinal
21 de junho de 2022
Calendário de vacinação infantil
19 de agosto de 2022

Doença causada pelo mesmo vírus da catapora ganha nova vacina no Brasil

Recentemente o mundo acompanhou o relato do cantor Justin Bieber,  que foi diagnosticado com a síndrome de Ramsay Hunt. Ela é causada pelo vírus varicela-zoster, o mesmo da catapora, e pode afetar o nervo facial e a audição. Os principais sintomas são: paralisia facial, dificuldade em fechar os olhos, levantar a sobrancelha e até mesmo abrir a boca para se alimentar. Além disso, ela provoca irritação na pele e pode causar erupções dolorosas com bolhas na região do tronco, podendo ser evitada com vacina.

A reativação do vírus da catapora pode acontecer por alguns motivos, sendo a baixa imunidade, um importante deles. Por isso é mais comum em idosos, que naturalmente apresentam uma redução da imunidade ao vírus. Porém segundo um estudo divulgado pela Unimontes (Universidade Estadual de Montes Claros), os casos da doença aumentaram significativamente no país, no Sudeste o aumento chegou a 45,8% e no Centro-Oeste a 77%.

Quem já teve catapora, independente da idade, precisa ter atenção aos sintomas da herpes-zóster, pois poderá desenvolver a doença em algum momento da vida. A principal diferença entre as duas doenças é que a catapora apresenta lesões polimórficas, ou seja, de diferentes formas, em todo o corpo; enquanto a herpes-zóster apresenta lesões vesiculares, em uma parte específica do corpo. 

Lembramos que as unidades da clínica Imunizando já receberam doses da nova vacina contra a Herpes Zoster do laboratório GSK, com eficácia de 97%. Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais! Se você possui prescrição médica ou tem mais de 50 anos de idade, agende um horário e venha se vacinar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.