Afinal, do que são feitas as vacinas?

Doenças que prevenimos com vacinação
16 de novembro de 2018
A importância da vacinação
16 de novembro de 2018

Afinal, do que são feitas as vacinas?

As vacinas são o meio mais seguro e eficaz de nos protegermos contra doenças infecciosas. Elas são feitas a partir de partículas do próprio agente agressor, ou seja, vírus, bactérias ou toxoides bacterianos, sempre na forma enfraquecida ou inativada (morta). Fique tranquilo, pois essas partículas são tratadas em laboratórios para que percam seu poder de contaminação, mas que continuem estimulando o organismo a produzir anticorpos contra eles.

Esses agentes estimulam o nosso corpo a criar anticorpos e assim proteger a nossa saúde, criando a nossa memória imunológica.É importante ressaltar que algumas vacinas precisam de reforço imunológico ao longo da nossa vida, verifique sempre a atualização da sua caderneta de vacinação com as enfermeiras da clínica.

Embora algumas vacinas ocasionem sintomas, como febre e inchaço na área de aplicação, siga sempre as orientações dos profissionais da área da saúde. Os efeitos colaterais são normais após a vacinação, isso depende do organismo de cada pessoa e como ele vai receber os antígenos que fazem com que o nosso organismo produza os anticorpos. Em geral, essas respostas imunológicas duram poucos dias e dentre as principais reações podemos destacar: estado febril e dor no local da aplicação.

Por isso, não tenha medo de se vacinar. A vacina salva vidas e ajuda a proteger a sua saúde e a de quem você ama.

3 Comments

  1. Jacob kalili disse:

    Agora entendi

  2. Helena disse:

    e a vacina do corona @e eita da mesma forma?
    Como eh feita a vacina da pfizer e a moderna?

  3. SEVERINO BATISTA NASCIMENTO disse:

    Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.